Tratec Consultoria Ambiental

Serviços

Água para Consumo Humano

Somos referência no Tratamento de Água para Consumo Humano. Entregamos aos nossos clientes, sistemas de Tratamento de Água no formato comodato, Responsabilidade Técnica, Equipamentos novos (tirados da caixa no ato da instalação), Produtos Químicos Contendo FISPQ (Ficha de Segurança de Produto Químico), Visitas Técnicas Regulares, Amostragem e envio a laboratório analítico das amostras, seguindo cronograma detalhado de coletas conforme preconiza o Ministério da Saúde, relatórios conclusivos mensais, com parecer técnico e ainda, protocolados na Vigilância Sanitária local.

Com tudo isso, é perceptível que o que propomos aos nossos clientes, vai muito além de simplesmente a prestação de serviços em si. Nós entregamos solução! Nossos clientes não precisam se preocupar com a operação que envolve a prestação de serviços contratada, pois para sua comodidade, nós cuidamos de tudo. Além disso, sempre que necessário estaremos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Buscamos excelência e qualidade em todos nossos serviços, para que você prezado cliente e todos aqueles que vierem a consumir da água por nós tratada, tenham tranquilidade e comodidade. Confie a qualidade da água que você e sua família consomem a empresa que trabalha com padronização, e possui ampla credibilidade no mercado.

Tratamento de água é atividade muito séria. Sua saúde e de todos os seus, deve estar sempre em 1° lugar!

Para maiores informações a respeito desta nossa atividade, consulte a aba do site Tratamento de Água.

Controle de Qualidade de Água de Caldeira e Torre de Resfriamento

Para a alimentação de caldeiras, impõe-se a escolha de uma água cujas características sejam compatíveis com as especificações do equipamento; para tanto, um dos requisitos necessários é o uso de uma água sempre de maior pureza, quanto maior for a pressão de trabalho do sistema.

A água considerada ideal para alimentação de caldeiras é aquela que não deposita substâncias incrustantes, não corrói os metais e não ocasiona arraste ou espuma. Evidentemente, água com tais características é difícil de obter, sem antes submetê-la a um pré-tratamento que permita reduzir as impurezas a um nível compatível, de modo a não prejudicar o funcionamento da caldeira.

Para sistemas operando a altas pressões, os cuidados necessários são maiores, devido a altos riscos envolvidos. O valor representado por uma caldeira impõe a necessidade de sua conservação através de cuidados preventivos obtidos mediante o tratamento adequado da água e do equipamento como um todo, visando tirar o máximo proveito útil do sistema, evitando paradas desnecessárias, manutenção frequente e diminuindo os custos de operação, combustível e insumos de maneira geral.

Os objetivos principais do tratamento de água são: prevenir a formação de depósitos, controlar a corrosão dos metais e prevenir arraste de água da caldeira. Inúmeros problemas podem ocorrer num sistema gerador de vapor. Tais problemas são analisados minuciosamente pela Tratec, quanto as suas causas, mecanismos prováveis, consequências e posteriormente, a indicação do método mais adequado de se contorná-los com eficiência.

Em sistemas de resfriamento, para fins industriais, a água é considerada matéria-prima básica. Devido à sua importância, é fundamental que se tenha conhecimentos teórico e prático quanto à utilização de água em sistemas de resfriamento. Isto porque a água utilizada como fluído de troca térmica, apresenta vários inconvenientes, como deposições orgânicas e inorgânicas, corrosão e por consequência, perda de carga térmica e consequentemente, aumento do consumo de energia elétrica.

Atualmente, milhões são gastos por ano com prejuízos que tangenciam tratamentos corretivos e/ou tratamentos preventivos mal dimensionados ou gerenciados. Um sistema de resfriamento de água corresponde a aproximadamente 40 a 50% da conta de energia elétrica de um condomínio comercial, por exemplo. Fazer com que estes sistemas operem na capacidade de projeto é fundamental para economia de energia.

Se a superfície de Troca Térmica do condensador não está limpa (condensador sujo, incrustado ou com contaminação microbiológica), o fluído refrigerante terá sua temperatura aumentada e consequentemente a pressão de condensação também será aumentada. Este aumento de pressão requer um maior Trabalho do Compressor, que é o maior consumidor de energia. Isto aumenta o consumo de energia elétrica e consequentemente os custos de operação.

Desinfecção de Efluentes

Com o objetivo de atender à exigência da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), conforme GRMA/COORD. TRAT. ESG.

Portaria do Instituto Ambiental do Paraná N° 256 de 16 de setembro de 2013, em seu Artigo 3°, Parágrafo 4°, “Para lançamento de efluente não doméstico na rede coletora pública de esgotos sanitários devem ser obedecidos os critérios definidos pela concessionária dos serviços de água e esgoto, não sendo autorizada a disposição do efluente sem a devida anuência/autorização concedida pela mesma”.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Controle Analítico

A única forma que temos de atestar a qualidade da água consumida é por meio do Controle Analítico. De acordo com a Portaria n°888/21 do Ministério da Saúde, são realizadas análises periódicas, de diversos parâmetros que evidenciam a potabilidade da água, certificando se a mesma está própria para o consumo.

A Tratec realiza o Controle Analítico de Água para Consumo Humano, Água de Hemodiálise e Efluentes, contando com sua estrutura e laboratórios de apoio certificados pela ISO 17025, oferecendo aos seus clientes comodidade, segurança e qualidade nos serviços prestados.

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

Abrandadores

A água que recebemos em nossa casa precisa ser tratada por empresas concessionárias ou sistemas próprios.

Na prática, no entanto, ela pode vir com alto teor de alguns minerais e outras substâncias, o que complica a sua utilização, gerando transtornos no dia a dia.

Em geral, as águas subterrâneas (poços artesianos e semi-artesianos), pelo seu maior contato com as formações geológicas, são mais duras que as águas de superfície.

Em relação ao teor de dureza, embora a Portaria do Ministério da Saúde GM/MS Nº 888/2021, admita um valor de dureza (até 300 mg/L de CaCO3), valores acima de 50 mg/L já podem causar uma série de inconvenientes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma água é designada por água muito dura quando apresenta uma concentração em carbonato de cálcio superior a 180 mg/L; dura com concentração entre 120 e 180 mg/L, moderadamente dura entre 60-120 mg/L e macia quando os teores em carbonato de cálcio são < 60mg/L.

Uma água com dureza acima de 180 mg/L de CaCO3, pode induzir à formação de incrustações nas canalizações.

Afinal, o que é dureza da água?

Tecnicamente falando, a dureza de uma água se refere à quantidade de bicarbonatos, carbonatos, sulfatos ou cloretos de cálcio e magnésio dissolvidos nela. Ou seja, quanto maior a quantidade desses sais dissolvidos na água, mais dura ela é considerada.

Embora nem todos os moradores se queixam, é recomendável um tratamento complementar. Isso ajuda a evitar os transtornos causados pela dureza da água.

Quais os problemas causados pela água dura?

Alguns contratempos e complicações que os usuários de água dura enfrentam rotineiramente:

  • Manchas em roupas, vasilhas, outros acessórios e utensílios lavados com água da torneira não tratada;
  • Excesso de ressecamento da pele e dos cabelos, ocasionados pelo banho com água calcária;
  • Entupimento de canos, chuveiros, torneiras e conexões hidráulicas causado pela precipitação dos sais de cálcio e magnésio, principalmente em águas quentes;
  • Corrosão acelerada de componentes elétricos.
  • Ela também tem uma perda de eficiência com o uso de sabões e detergentes;
  • Por onde a água dura passa, menor se torna a vida útil de equipamentos, canos e aparelhos. Seus resíduos se solidificam e acabam por desgastá-los.

Como resolver esses problemas?

Ao procedimento de remover o teor de dureza da água, por meio da retirada dos íons de cálcio e magnésio, dá-se o nome de abrandamento.

Ao investir na instalação de um abrandador além de ganhar em qualidade de vida, rapidamente recupera o recurso investido em função das grandes economias geradas.

Por exemplo, a instalação de um abrandador evita o desgaste de canos, chuveiros, torneiras e conexões.

Isso sem falar na confiança em relação à qualidade da água que passa a ser consumida por sua família.

Compreender e saber evitar a dureza da água é o primeiro passo para a economia, durabilidade dos aparelhos, melhor saúde e qualidade de vida.

Para melhor atendê-lo a Tratec realiza o Controle Analítico, Venda e Reposição do regenerante do filtro (sal granulado).

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Desnitrificadores

O sistema de abastecimento de água para fins de consumo humano é constituído de instalações e equipamentos que fornecem água potável para uma comunidade. Os indicadores físicos, químicos e biológicos da água potável, isto é, aquela com qualidade adequada para consumo humano deve estar de acordo com o que estabelece o dispositivo legal em vigor no Brasil, a Portaria MS nº 888/2021. Esta Portaria define o padrão de potabilidade como sendo o conjunto de valores permitidos como parâmetro de qualidade da água destinada ao consumo humano.

Qual origem do Nitrato na água?

O contaminante inorgânico de maior preocupação em águas subterrâneas é o íon nitrato, N-NO3-, que normalmente ocorre em aquíferos de zonas rurais e suburbanas.

 O nitrato em águas subterrâneas origina-se principalmente de quatro fontes: aplicação de fertilizantes com nitrogênio, bem como inorgânicos e de esterco animal, em plantações; cultivo do solo; esgoto humano depositado em sistemas sépticos e deposição atmosférica.

O valor máximo permitido pela Portaria MS nº888/2021 é de 10,00 mg/L N-NO3-.

Sendo o nitrato extremamente solúvel em água, move-se com facilidade e contamina a água subterrânea.

Riscos à Saúde?

O excesso de íon nitrato em água potável é preocupante por causar em recém-nascidos a síndrome do bebê azul; e em adultos, conforme pesquisas, pode ser responsável por causar câncer.

Como remover?

Existem geralmente duas maneiras aceitáveis de remover nitratos na água: osmose reversa (RO) e tecnologia de troca iónica.

Os filtros de resina de troca iónica que retiram nitrato são os chamados Desnitrificadores, são usados há muito tempo na remoção deste íon.

Para melhor atendê-lo a Tratec realiza o Controle Analítico, Venda e Reposição do regenerante do filtro (sal granulado).

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Precisa de algum serviço?

solicite uma visita técnica sem compromisso

Qual serviço e o que você precisa solucionar:

    Alguns Parceiros